O alquimista

NEM TRANSMUTAÇÃO DE METAIS NEM ELIXIR DA LONGA VIDA - A PEDRA FILOSOFAL AO PODER

domingo, fevereiro 24, 2008

Óscares à moda do Porto


Cinema Águia Douro - Anos 40



Em noite "Hollywoodesca" as minhas nomeações vão para Manoel de Oliveira com:


- DOURO, FAINA FLUVIAL (1931)


Documentário sobre a vida das gentes que o rio une em lugar de separar.



- ANIKI-BÓBÓ (1942)


É uma mensagem de paz e reconciliação que conta a história de dois rapazitos, o Carlos e o Eduardo, enamorados pela mesma rapariga, a Teresinha. Um acidente fortuito que leva o Eduardo à cama do hospital, levanta todas as suspeitas sobre o rival Carlitos...



- PORTO DA MINHA INFÂNCIA (2001)

"Um documentário sobre o PORTO em 2001 era impossível agora, com a cidade em obras, e é coisa que poderei fazer depois. O que, por outro lado, foi bom, porque me proporcionou a oportunidade de evocar o Porto da minha infância, graças a algumas das minhas memórias, as mais simples e as mais ligadas à cidade. (M.Oliveira)