O alquimista

NEM TRANSMUTAÇÃO DE METAIS NEM ELIXIR DA LONGA VIDA - A PEDRA FILOSOFAL AO PODER

segunda-feira, junho 30, 2008

PORTO - A MEMÓRIA DOS LUGARES


Antiga Cadeia da Relação

Aqui estiveram presos Camilo Castelo Branco e Ana Plácido por pecado de amores. Começou a ser construída logo a seguir à Torre dos Clérigos que fica à esquerda da foto. À direita, a cerca de 50 metros, encontra-se a casa onde nasceu Almeida Garrett.

Hoje, é o Centro Português de Fotografia. No largo fronteiro realiza-se aos domingos de manhã a chamada Feira da Vandoma, (inicialmente localizada junto à Sé Catedral) onde se pode comercializar de tudo um pouco.

3 Comments:

  • At 8:38 da tarde, Blogger MJ said…

    Boa tarde, doce, Alquimista :-)

    Este edifício conheço eu bem :-)

    Não... não estive lá presa... nem por amor :-)

    Durante os anos que durou o meu curso, passava por lá, quase diariamente, para chegar à Faculdade de Germânicas.

    Não sei se sabes que a Faculdade chegou a funcionar num antigo edifício recuperado, situado na Rua das Taipas, viela íngreme e escura com casas onde a pobreza habitava lado a lado com o "pecado" :-(

    Podia dizer como o Malato "lá fui muito feliz" mas não... não tenho as melhores recordações daquele tempo ou daquele lugar.

    Pois é... apesar de tudo, nessa idade da "inconsciência", fazia-me bem ao ego ouvir os piropos que os prisineiros me "atiravam" através do gradeamento das janelas :-)

    Enfim... uma breve viagem no tempo...

    Beijo livre*

     
  • At 9:48 da tarde, Blogger alquimista said…

    Olá MJ:

    É bom saber que estes despretenciosos posts despertam memórias antigas. Se por este local passaste muitas vezes, então só tenho que lamentar não ter cometido nenhum crime nessa época.:):):)

    Quanto à Faculdade de Germânicas esteve, de facto, instalada na Rua das Taipas, no mesmo edifício onde muitos anos antes funcionou a Escola Secundária Oliveira Martins.

    E já agora, devo informar-te, com muito gosto, que a toponímia Rua das Taipas, deve-se ao facto de as suas entradas terem sido encerradas (entaipadas)aquando da peste do século XVI.

    Free kiss

     
  • At 8:48 da tarde, Blogger Pluno said…

    Creio que — ali ao centro do edifício — falta um frontão Neoclássico. Deverá ter-se desmoronado muito cedo porque não encontro nenhuma imagem na Net, tão antiga onde o mesmo seja visível, mas creio ser notório que falta ali qualquer coisa. Será que alguém possui uma imagem antiga onde se veja esse frontão?

    Paulo Alves

     

Enviar um comentário

<< Home