O alquimista

NEM TRANSMUTAÇÃO DE METAIS NEM ELIXIR DA LONGA VIDA - A PEDRA FILOSOFAL AO PODER

domingo, dezembro 14, 2008

O 5º PODER


As páginas ímpares dos jornais são, em termos jornalísticos, como sabemos, as mais apelativas. É para aí que os jornalistas "puxam" as notícias que se pretende tenham mais impacto. São aquelas que nos ficam mesmo em frente aos olhos e não nos obrigam a rodar a cabeça.

Se essa página ímpar tem o número 1, então já estamos a ver a sua importância. As notícias nela inseridas são aquelas que toda gente lê sem ter de comprar o jornal. Se foi colocada no topo da página, então... estamos conversados.

Vem isto a propósito da primeira página que aqui deixo do JN de ontem. Faz-me lembrar aquela subtil confusão entre "opinião pública" e "opinião publicada" a que nem todos estamos imunes.

A política não são apenas os debates no Parlamento, nem as faltas de deputados da oposição ( a troco de quê?... ) que inviabilizam a aprovação da suspensão do modelo de avaliação de professores. Política é isto, também, principalmente isto. Porque confunde, porque desinforma. É também contra esta estratégia que a classe docente tem de lutar, com armas desiguais.

Remetidos para a notícia das páginas interiores, verificamos que não existe qualquer relação com o título da primeira página. Talvez por isso ela se inicie numa página par...

Mas isto são apenas opiniões maquiavélicas de um professor que não quer ser avaliado, diria uma certa senhora de aspecto igualmente florentino, mestre na alquimia das palavras.

2 Comments:

  • At 6:57 da tarde, Blogger MJ said…

    Boa noite, doce Alquimista :-)

    Disse-me um destes dias um médico, a propósito do trabalho que também têm, que um colega dele foi à Loja do Cidadão para que lhe fizessem a contagem do tempo para a aposentação e que, lá, lhe perguntaram : "é médico ou professor? :-)"

    Enfim...

    Beijo desanimado...

     
  • At 12:04 da manhã, Blogger alquimista said…

    E eu há dias fui a uma visita ao "Conde de Ferreira" e na recepção disseram-me: "Essa senhora já saiu daqui vai para quatro anos..."

    Bj esperançoso

     

Enviar um comentário

<< Home