O alquimista

NEM TRANSMUTAÇÃO DE METAIS NEM ELIXIR DA LONGA VIDA - A PEDRA FILOSOFAL AO PODER

domingo, dezembro 03, 2006

O PORTO DE OUTROS TEMPOS



























Palácio da Bolsa













Salão Árabe

A construção iniciou-se em 1842 no reinado de D. Maria II, após o incêndio do Convento de S. Francisco que se encontrava no mesmo local, para servir de sede à Associação Comercial Portuense.
No seu interior destaco o PÁTIO DAS NAÇÕES, um alto e amplo salão onde se encontram o escudo nacional e as armas de vários países com os quais Portugal mantinha relações de amizade e comércio no século XIX; a SALA DE AUDIÊNCIAS do extinto Tribunal do Comércio decorado com pinturas de Salgado Veloso; a SALA HENRIQUE MEDINA onde se encontram algumas das obras deste pintor retratista; o GABINETE DO PRESIDENTE, estilo império; o SALÃO DE REUNIÕES DA DIRECÇÃO também conhecido por SALA DOURADA, já que o tecto tem um revestimento de estuque recoberto a ouro; a SALA DAS ASSEMBLEIAS GERAIS, com tecto e painéis a imitar carvalho velho; e, finalmente, o faustoso SALÃO ÁRABE inspirado no famoso Alhambra e cuja construção demorou cerca de dezoito anos.
Fica aqui uma pequeníssima amostra deste monumento, unicamente com o intuito de aguçar o apetite a todos os que ainda não conhecem esta "obra de arte" do burgo portuense!

1 Comments:

  • At 9:33 da tarde, Blogger MJ said…

    Para além de ser uma "delícia" ver o passado e o presente "lado a lado", como um dia já referi, estes posts servem para que nos lembremos das belezas arquitectónicas que temos no nosso país.

    Obrigada!

    Beijo

     

Enviar um comentário

<< Home