O alquimista

NEM TRANSMUTAÇÃO DE METAIS NEM ELIXIR DA LONGA VIDA - A PEDRA FILOSOFAL AO PODER

terça-feira, dezembro 05, 2006

SINOS


















Ainda não estamos no Natal. Talvez por isso os sinos não tenham tocado. Há precisamente 10 anos, a 5 de Dezembro de 1996, todos os que existiam nos campanários do burgo portuense tocaram a rebate. O Comité da UNESCO, reunido na Cidade do México acabava de classificar o Centro Histórico do Porto como PATRIMÓNIO CULTURAL DA HUMANIDADE, distinção que só 40 cidades do mundo mereceram até hoje.
Talvez na altura as expectativas tenham sido colocadas demasiado altas, pois a impressão que hoje fica é a de que se poderia ter ido bem mais longe, não só relativamente ao património físico, porque esta cidade é, também, um património DE humanidade.
Foram reabilitadas algumas zonas do Barredo e da Ribeira, algumas delas já novamente degradadas, recuperados e melhorados alguns do 97 monumentos e locais classificados de interesse histórico como o Palácio da Bolsa, o Mercado Ferreira Borges, a Igreja de S. Francisco, a Estação de S. Bento, a Cadeia da Relação, a Ponte de D. Luís, o Mosteiro da Serra do Pilar (apesar de se encontrar do lado de Gaia), com a intervenção política de Fernando Gomes e o trabalho no terreno do Engº Oliveira Dias e do Arqº Viana Lima.
Mas o pouco que foi feito deveria ser valorizado e não ficaria nada mal à actual Câmara Municipal do Porto assinalar a data. Mesmo que não mandasse tocar os sinos, porque todos nós sabemos que os sinos da cultura da C.M.P. há muito que tocaram a finados....

1 Comments:

  • At 9:19 da tarde, Blogger MJ said…

    Já passaram 10 anos?! O tempo voa...
    Adorei o trocadilho final... "tocar a finados" :-)

    Abraço

     

Enviar um comentário

<< Home