O alquimista

NEM TRANSMUTAÇÃO DE METAIS NEM ELIXIR DA LONGA VIDA - A PEDRA FILOSOFAL AO PODER

terça-feira, setembro 11, 2007

MAIS VALE PREVENIR...


A LINHA S.O.S. PROFESSOR recebeu durante um ano 184 chamadas de professores vítimas de agressão por parte de alunos. O que significa exactamente que metade de um professor é agredido diariamente ou, na melhor (?) das hipóteses, um professor inteiro é violentado dia sim dia não (férias, feriados e fins de semana incluídos, que, como se sabe, são coisas que não faltam a esta corja de malandros com termo de identidade e residência...).

Por isso, a tormentosa questão ( mais uma) que se coloca neste início de ano lectivo é a de se saber se os docentes irão usar meia armadura diariamente (e aqui novo dilema se depara, qual a parte do corpo que os privilegiados docentes irão privilegiar com a protecção, eu não teria qualquer tipo de dúvida...) ou se, por outro lado, optarão por usá-la na sua totalidade mas em dias alternados.

Numa altura em que proliferam as acções de formação para docentes relativas à "Educação para a Saúde e Sexualidade" dos alunos e prevenção dos seus eventuais comportamentos de risco, talvez não fosse mal lembrado alterná-las com sessões práticas de Karaté, Judo, Taekuondo ou Aikido, de modo a diminuir o risco de reformas antecipadas que agravariam ainda mais a precária situação da Segurança Social.

A classe agradeceria reconhecidamente e a senhora ministra dormiria repousadamente, se é que alguma vez deixou de o fazer.

É que, de outra maneira, passaremos as aulas a olhar para o ar a ver se nos cai alguma coisa em cima !