LIVE EARTH / S.O.S. TERRA

Ao ritmo actual de "desenvolvimento" ...
- 35% das espécies animais e plantas serão extintas.
- Serão necessários 500 anos para recuperar 2 cm de solo.
- Até ao final do século o nível médio do mar subirá 43 cm, o que provocará o desaparecimento de milhares de ilhas e de zonas costeiras de vários países.
- Em Portugal, 36% do território corre riscos de desertificação.
A seguir, o "contributo" da Câmara Municipal do Porto para esta causa:
Durante este fim semana e o próximo, realiza-se em plena cidade do Porto, nas ruas e avenidas de zonas residênciais da Foz e Circunvalação, o Circuito da Boavista, diversas corridas de automóveis com pilotos nacionais e internacionais, incluindo o FIA WORLD TOURING CAR CHAMPIONSHIP.
Há cerca de dois meses que os habitantes destes locais se encontram autenticamente "enjaulados" pelos gradeamentos e demais elementos de "protecção" do circuito e terão, durante seis dias, de "snifar" os gases de escape destas potentes viaturas para além de despertarem, às 8.00 da manhã, com o roncar dos motores dos primeiros aceleras.
A desmontagem do circuito demorará, a exemplo de anos anteriores, outro tanto tempo, enquanto que no Mónaco, a montagem, realização e desmontagem do Grande Prémio de Fómula 1 dura 9 (nove) dias !!! Bom, mas o presidente da Câmara Municipal do Porto não é propriamente um príncipe...

E a propósito, convém lembrar o que o Dr. Rui Rio tem vindo a dizer sobre as suas prioridades financeiras: "enquanto as casas dos bairros sociais necessitarem de obras não se pode esbanjar dinheiro com a cultura" (vide o caso Rivoli, e tantos outros...).
Opinião que não abona nada em favor dos pilotos de automóveis...
Há brinquedos que na nossa infância e juventude nos marcaram de tal maneira que jamais poderemos passar sem eles ... Não é Dr. Rio? Mas deixe lá, já nos habituamos a vê-lo navegar num mar de contradições. Até um dia...em que os portuenses se fartarem das suas brincadeiras.