O alquimista

NEM TRANSMUTAÇÃO DE METAIS NEM ELIXIR DA LONGA VIDA - A PEDRA FILOSOFAL AO PODER

segunda-feira, novembro 27, 2006

Sociedade Portuguesa de Autores












António Vitorino de Almeida e Manuel Freire são os dois candidatos à liderança. É estranho ver o maestro que na década de setenta nos encantava com os seus programas, ainda a preto e branco, gravados em Viena de Áustria e o cantor/intérprete nascido no ZIP-ZIP para as canções de intervenção (Pedra Filosofal, Lágrima de Preta), em campos opostos. Ou talvez não. Nessa época, em que não era possível debater ideias, era importante estarmos todos do mesmo lado da barricada. Hoje, que podemos discordar, o importante é fazê-lo com elevação. E que ganhem ambos...

domingo, novembro 26, 2006

Mário Cesariny (1923 - 2006)










Poeta e pintor, foi uma das principais figuras do surrealismo português. Ao lado de outras duas grandes figuras como foram António Pedro, que conheci muito jovem no Teatro Experimental do Porto e Alexandre O'Neil. Faleceu hoje.

sábado, novembro 25, 2006

25 de Novembro

















Bombas e petardos rebentam em vários pontos do país. Festeja-se o último vómito da Revolução, condenada a esvair-se, quer os seus coveiros sejam o totalitarismo virado a Leste ou o reformismo ocidentalista que nesta hora se enfrentam. O telefone retine insistentemente. São amigos do Porto e de Coimbra. Pedem-me que saia de Lisboa (...) Fico. O Presidente da República acaba de decretar o estado de emergência na capital.
Natália Correia, "Não Percas a Rosa e algo mais".

sexta-feira, novembro 24, 2006

O PORTO DE OUTROS TEMPOS





















Ponte Pêncil

"A abertura da Ponte Pencil devia ser feita com solemnidade, convidhando as authoridades e pessoas de distincção, mas a repentina e grande enchente do Rio Douro obrigou a retirar-se a de Barcas, e dar-se passagem pela pensil; este acontecimento fez com que não se pudesse pôr em práctica o que deixo dicto. E sim faço público que desde hoje em diante fica servindo de passagem publica a Ponte pencil pois que a de Barcas sahiu de vez. Porto 18 de Fevereiro de 1843" - João Coelho de Almeida

Foi assim que, à data, a imprensa noticiou a abertura ao trânsito da Ponte Pêncil, que iria substituir a Ponte das Barcas existente no mesmo local mas que já não respondia às exigências do tempo, pois, veja-se, tinha der ser cuidadosamente desmontada quando se previa uma cheia do Douro. A sua construção foi obra do projectista francês Stanislas Bigot, tendo as obras começado a 2 de Maio de 1841, aniversário da coroaçõao da rainha D. Maria II.
O seu tabuleiro foi construído em madeira importada da Suécia, sustentado por quatrocentos cabos de ferro entrançados entre si. A montagem destes cabos foi efectuada num estaleiro situado em Miragaia, onde se encontra hoje o edifício da Alfândega, tendo sido necessários cerca de 400 homens para os colocar nas barcaças que os conduziriam ao local da construção.
Na margem do Porto, entre as duas torres (visíveis, ainda, na foto da direita) que nos recordam a sua existência, subsiste a fachada da casa do guarda que zelava pelo cumprimento das regras de travessia da ponte.
Após a construção da sua irmã mais nova (com quem conviveu ainda alguns anos), a Ponte D. Luís, a qual assegurava a passagem do rio à cota alta e também à cota baixa, foi desactivada em Outubro de 1887, face à perspectiva de mais uma cheia. Ou seja, os mesmos fantasmas (as cheias) na origem do seu nascimento e da sua morte...

quarta-feira, novembro 22, 2006

75 ANOS









O Rádio Clube Português (actualmente Rádio Clube) faz hoje 75 anos. A memória do PBX, Onda do Optimismo, Em Órbita, Parodiantes de Lisboa, Talismã... Curado Ribeiro, Igrejas Caeiro, Fialho Gouveia, Carlos Cruz, Luís Filipe Costa, Joaquim Furtado, Adelino Gomes, João David Nunes. Nomes para a história. E reportagens memoráveis como a descida de Neil Armstrong na Lua, a queda do muro de Berlim ou o 25 de Abril. A única rádio onde se ouvia, antes da revolução, os "Vampiros" de Zeca Afonso.
FM 89.5 (no Porto)

domingo, novembro 19, 2006

SC BRAGA, 3 - BENFICA, 1

O PORTO DE OUTROS TEMPOS

Do Porto e das suas gentes disse uma vez Almeida Garrett: "No Porto são muitos os que trocam os "vês" pelos "bês", mas poucos os trocam a liberdade pela servidão."
Muitos anos depois Eugénio de Andrade, um dos seus filhos adoptivos, diria: "As cidades são como as pessoas, ou têm carácter ou não têm. E as que o têm, devem preservá-lo."

Como amante desta minha cidade, inicio hoje a divulgação através da fotografia de alguns locais que fizeram parte da sua história, muitos deles já desaparecidos. Em relação a estes, procurarei sempre que possível, mostrar o que "nasceu" no seu lugar. Infelizmente, muitas das vezes, foram autênticos "abortos", e ainda por cima, ilegais. Que a todos, portuenses ou não, faça muito bom proveito.















PALÁCIO DE CRISTAL - Antes
















PAVILHÃO ROSA MOTA - Depois

Para os portuenses será sempre "O PALÁCIO". A 3 de Novembro de 1861 o rei D.Pedro V presidiu à cerimónia do lançamento da primeira pedra para a sua construção. A 18 de Novembro de 1865 foi inaugurado por D.Luís. Media 105 metros de comprimento e 72 de largura tendo as obras de ferro e cristal ficado por 76 contos e as de pedra, por exemplo, por 32 contos...
Nos anos 50 foi demolido para dar lugar a um Pavilhão de Desportos, necessário na altura para a realização de um Campeonato do Mundo de Hoquei em Patins (em que estive infantilmente presente).

Desse tempo recordo os passeios nocturnos com os meus pais pela Avenida das Tílias, que atravessava os seus frondosos jardins, os "furos" nas caixas de chocolates da Regina aguardando anciosamente que saísse a bola dourada, as batatas fritas com mostarda da Savora, o passeio de barco no lago e por fim o regresso a casa de "eléctrico" já carregado de sono, de dores nas pernas e de felicidade.
De dia, era imprescindível uma visita ao mini-zoo, onde se destacava o Leão (único e sempre a dormir), o Xico (o macaco) e os faisões. Perto da Capela do Rei Carlos Alberto (já referida em post anterior) desfrutava-se (e desfruta-se ainda) uma vista magnífica sobre o Douro e sobre Gaia.

Com tudo era grande na altura. É esta a ideia com que fico sempre que por lá passo e me parece tudo muito mais pequeno... Porque, como diz Saramago, "... a criança que eu fui não viu a paisagem tal como o adulto em que se tornou seria tentado a imaginá-la desde a sua altura de homem..." porque ela "estava simplesmente na paisagem, fazia parte dela..."

sábado, novembro 18, 2006

Sem a scolaridade obrigatória












"É ridículo dizer que quando vou a um jogo estou a ambicionar o lugar do treinador. É difícil responder a isso sem perder a elevação e não quero fazê-lo, ou o Scolari quando vai ver o Benfica também se está a candidatar ao lugar do treinador?" (Carlos Queiroz) .

O Sr. Scolari ao seu nível, ou seja, sem o dito, para não variar...

Allez petites filles de la Patrie




















Ségolène Royal é a candidata do Partido Socialista Francês às eleições presidenciais. Ex-Ministra da Educação, ex-Ministra do Ambiente, ex- Ministra da Família. Esperemos que a discussão se centre sobre as suas capacidades reveladas à frente destes ministérios e não sobre a sua condição feminina.

sexta-feira, novembro 17, 2006

O PORTO a 6x9















Casa da Macieirinha - Museu Romântico

Situada junto ao Palácio de Cristal, na Rua de Entre-Quintas, era a casa de campo de António Ferreira Pinto Basto. Aqui esteve exilado cerca de três meses o monarca Carlos Alberto, rei de Piemonte e Sardenha, a quem os italianos chamavam Il Magnanimo, e onde veio a morrer em 28 de Julho de 1849.
O seu interior contém algumas peças originais da época utilizadas pelo monarca e toda a decoração nos remonta à época do Romântismo.

O PORTO a 6X9















Rabelos

84 Anos














“Só eu sabia, sem consciência de que o sabia, que nos ilegíveis fólios do destino e nos cegos meandros do acaso havia sido escrito que ainda teria de voltar à Azinhaga para acabar de nascer…” “ …e hoje, em lugar dos misteriosos e vagamente inquietantes olivais do meu tempo de criança e adolescente, em lugar dos troncos retorcidos, coberto de musgo e líquenes, esburacados de locas onde se acoitavam os lagartos … o que se apresenta aos olhos é um enorme, um monótono, um interminável campo de milho híbrido, todo com a mesma altura…” “Contam-me agora que se está voltando a plantar oliveiras, mas daquelas que, por muitos anos que vivam, serão sempre pequenas. Crescem mais depressa e as azeitonas colhem-se mais facilmente.O que não sei é onde se irão meter os lagartos”.

Pequenas pérolas de “As Pequenas Memórias”.

terça-feira, novembro 14, 2006

Subsídios









Confrontada pelos jornalistas com a questão da dependência dos subsídios tão criticada por Rui Rio, a ministra da cultura Isabel Pires de Lima respondeu que ninguém questiona se se devem apoiar determinados sectores da saúde. Não sendo um especial entusiasta desta ministra nem do seu estilo, confesso que, ao contrário do que possa parecer, a comparação não é assim tão descabida. A cultura é o alimento da alma, e sem alimento a alma adoece. Logo...
Quanto ao presidente da Câmara Municipal do Porto e à sua aversão a tudo quanto "cheire" a cultura, prometo voltar aqui em breve.

Barão de Fladgate


Foi o 1º Barão de Roeda, título concedido por D.Luís, rei de Portugal, em 1809.
A QUINTA DE ROEDA é um magnífico exemplo da beleza das quintas durienses. Uma casa térrea situada em cima de uma pequena colina voltada para o rio domina por completo a zona onde se encontram os escritórios, os armazéns e os lagares da Quinta.Em 1844 a Quinta é comprada pela «Taylor Fladgate & Yeatman», que a manteve em seu poder ou no nome individual de John Fladgate até 1875, altura em que passou definitivamente para os domínios da «Croft». Para se chegar à Quinta da Roeda toma-se a estrada que segue ao lado da linha de caminho ­de­ ferro, mesmo antes da ponte que atravessa o Douro no Pinhão.
Para se chegar ao Barão de Fladgate atravessa-se o Douro pelo tabuleiro inferior.

Pontapés na língua

"Este não é um país de construção, é um país de destrução"
José Veiga - TVI , Jornal Nacional 14.11.2006

segunda-feira, novembro 13, 2006

Avenida dos Aliados - ANTES E DEPOIS



Aceitam-se opiniões

O PORTO a 6x9




















Livraria Lello & Irmão

Inaugurada em 1906 com a presença de figuras ilustres da época como Guerra Junqueiro, Bento Carqueja, Aurélio Paz dos Reis e Afonso Costa, entre outros, foi submetida em 1995 a importantes obras de restauro do seu interior por parte do seu actual proprietário, José Manuel Lello.
É um verdadeiro ex-libris da cidade, considerado património nacional.

domingo, novembro 12, 2006

Os dias da vida

Perante a certeza do reduzido prazo de validade da condição humana, normativa que actualizei recentememte perante o desaparecimento de uma amiga, dei comigo a pensar naquela máxima que nos sugere que em lugar de nos preocuparmos em acrescentar dias à vida, deveríamos antes tentar dar vida aos nossos dias...

O PORTO a 6x9















O Pescador

Esta escultura de rede, já conhecida por anémona gigante, encontra-se na fronteira entre o Porto e Matosinhos e constitui uma homenagem ao pescador. É da autoria da norte-americana Janet Echelman que recentemente foi convidada para a execução do memorial em honra às vítimas do 11 de Setembro em New York.

RECORD

O Benfica foi considerado o clube com mais sócios do mundo. Não sei se repararam que a enviada do guiness book nem sequer sabia dizer o nome do clube... Falta de cultura, naturalmente...
Convém não esquecer que grande número dos sócios dos clubes são-no para poderem praticar outras modalidades. Se formos ver o número dos espectadores que assistem aos jogos no Dragão, em Alvalade e na Luz os resultados são bem diferentes. De qualquer modo, esta euforia com o record de sócios é sintomática e reflexo dos tempos presentes. Longe vão aqueles outros em que a contabilidade era feita ao número de títulos conquistados!!!

segunda-feira, novembro 06, 2006

O PORTO a 6x9




















Olhó passarinho

domingo, novembro 05, 2006

O PORTO a 6 x 9















Mulher da Ribeira


Nota: As fotos de "O PORTO a 6x9" são de minha autoria, pelo que qualquer aproveitamento das mesmas não será passível de procedimento criminal... De qualquer forma, aconselho-vos a pegar na vossa máquina e ir por aí à descoberta do Porto. A Índia ficava mais longe e conseguimos lá chegar...

Regresso

Após ausência de quase um ano nestas lides da blogosfera, por motivos profissionais e motivacionais (passe a redundância), estou de volta.
Para além disso, a opinião blogosférica tem cada vez mais peso na opinião pública (passe a imodéstia) que, cada vez menos, se revê na opinião publicada.
Neste espaço de tempo e mais recentemente duas coisas aconteceram que me deixaram bastante satisfeito. A chegada ao conhecimento do blog de Júlio Machado Vaz e o reaparecimento de uma nova estação de TV do norte, a Porto TV. Mais dois bons motivos para o regresso. Até breve.