O alquimista

NEM TRANSMUTAÇÃO DE METAIS NEM ELIXIR DA LONGA VIDA - A PEDRA FILOSOFAL AO PODER

sábado, setembro 29, 2007


A noite desce...

Como pálpebras roxas que tombassem
Sobre uns olhos cansados, carinhosas
A noite desce... Ah! doces mãos piedosas
Que os meus olhos tristíssimos fechassem

Assim mãos de bondade me embalassem!
Assim me adormecessem, caridosas,
E em braçadas de lírios e mimosas,
No crepúsculo que desce me enterrassem!

A noite em sombra e fumo se desfaz...
Perfume de baunilha ou de lilás,
A noite põe-me embriagada, louca!

E a noite vai descendo, muda e calma...
Meu doce Amor, tu beijas a minh’alma
Beijando nesta hora a minha boca!

Florbela Espanca

quinta-feira, setembro 27, 2007


No tempo dos 3 "efes" (Fátima, Fado e Futebol) havia, ainda, o "F" de Festival ... da Eurovisão.

O país parava defronte dos televisores, na enevoada esperança (eternamente adiada) de que Portugal aparecesse entre os primeiros.

Em 1972, Vicky Leandros, uma luxemburguesa, ganhou com "Après toi". Quando o castelhano começa a ganhar "quotas" de mercado (como agora é "bem" dizer-se) e o Francês é considerado pelos nossos jovens, língua de "maricas" (injectados como estão pela globalização anglo-americana) é deveras agradável "snifarmos" um pouco destes poemas despretenciosos e fruirmos da bela música que os envolve.

Après toi, je ne pourrai plus vivre
Non plus vivre qu'en souvenir de toi
Après toi, j'aurai les yeux humides
Les mains vides, le cœur sans joie.

Piaf, Aznavour, Bécaud, Adamo, Moustaki, Juliette Grèco, Joe Dassin, será que dizem alguma coisa aos jovens de hoje?

Com certeza que não. Não marcavam golos como o Zidane nem constavam das consolas virtuais dançando em movimentos estereotipados ao som de músicas sintetizadas.

Cá por mim, gosto de apanhar uma "pedrada" destas de vez em quando.

terça-feira, setembro 25, 2007

Chamem ...

... que eu pago !!!

sábado, setembro 22, 2007


Viver é nascer a cada instante.

(Erich Fromm)

terça-feira, setembro 11, 2007

MAIS VALE PREVENIR...


A LINHA S.O.S. PROFESSOR recebeu durante um ano 184 chamadas de professores vítimas de agressão por parte de alunos. O que significa exactamente que metade de um professor é agredido diariamente ou, na melhor (?) das hipóteses, um professor inteiro é violentado dia sim dia não (férias, feriados e fins de semana incluídos, que, como se sabe, são coisas que não faltam a esta corja de malandros com termo de identidade e residência...).

Por isso, a tormentosa questão ( mais uma) que se coloca neste início de ano lectivo é a de se saber se os docentes irão usar meia armadura diariamente (e aqui novo dilema se depara, qual a parte do corpo que os privilegiados docentes irão privilegiar com a protecção, eu não teria qualquer tipo de dúvida...) ou se, por outro lado, optarão por usá-la na sua totalidade mas em dias alternados.

Numa altura em que proliferam as acções de formação para docentes relativas à "Educação para a Saúde e Sexualidade" dos alunos e prevenção dos seus eventuais comportamentos de risco, talvez não fosse mal lembrado alterná-las com sessões práticas de Karaté, Judo, Taekuondo ou Aikido, de modo a diminuir o risco de reformas antecipadas que agravariam ainda mais a precária situação da Segurança Social.

A classe agradeceria reconhecidamente e a senhora ministra dormiria repousadamente, se é que alguma vez deixou de o fazer.

É que, de outra maneira, passaremos as aulas a olhar para o ar a ver se nos cai alguma coisa em cima !

quinta-feira, setembro 06, 2007

NUNCA IRÁ PASSAR DE MÓDENA

domingo, setembro 02, 2007

A PRAGA DOS CROMOS

FOTO : KARLUV MOST

Na infância, todos nós, na impossibilidade de contactar de perto com os nossos ídolos, fossem eles do desporto, da música ou do cinema, comprávamos aquelas carteirinhas de papel ou os rebuçados Vitória que, depois de abertas (aquelas) ou desembrulhados (estes) nos ofereciam as fotos desses mesmos ídolos. Andávamos com os repetidos no bolso para a troca ou para com eles jogar no recreio da escola ao “viradinho”. Eram os “cromos”.

Com o passar dos tempos, essas figurinhas libertaram-se da asfixia das saquetas de papel ou do doce aconchego dos rebuçados e são agora figurões fazendo tristes figuras nos mais diversos locais, em especial na BLOGOSFERA.

Travestidos de profetas do destino, de tabeliães do reino ou de místicos de pacotilha, investem sobre princesas indefesas bramindo a pena da foleirice literária, perante os quais, qualquer Margarida Rebelo Pinto passaria sem esforço por Agustina ou por Sophia.

E assim vão também eles fazendo as suas colecções que, quais troféus de caça, penduram pelas paredes da casa fazendo companhia a dálmatas de porcelana sentados em alcatifas de pelo, a cabeças de veado encimando a lareira ou a espanta-espíritos pendurados atrás das portas. Para além dos cromados no automóvel, como convém a um cromo que se preze…

Como autênticas pragas que são sugiro-lhes uma visita à KARLUV MOST, ou seja, a PONTE CARLOS, onde o vicário Nepomuceno foi deitado ao Rio Vlatava por não ter revelado ao Rei Venceslau IV o conteúdo das confissões da Rainha Sofia, sua esposa…

A água lava, purifica e apazigua os corpos e as almas…